segunda-feira, 3 de abril de 2017

A garota que você deixou para trás

Editora: Intrínseca
Escritora: Jojo Moyes
Páginas:384
                                                                   SINOPSE
Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo — a família, a reputação e a vida — na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra. Quase um século depois, na Londres dos anos
2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv vê, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo. Tecido com habilidade, A garota que você deixou para trás alterna momentos tristes e alegres, sem descuidar dos meandros das grandes histórias de amor e da delicadeza dos finais felizes. 
                                                                      ***
O livro é dividido em duas partes; a primeira se passa na França, durante a Primeira Guerra Mundial e é contada em primeira pessoa pela protagonista da história: Sophie Lefèvre. No segundo momento, nos deparamos com Liv Halston, em Londres, nos anos 2000.
Sophie Lefèvre é uma mulher casada que mora com a irmã e seus sobrinhos em uma casa razoável, pois seu marido foi convocado á guerra. Ele era um pintor não muito famoso e, antes de partir, presenteou a protagonista com uma linda pintura que retratava seu rosto. Pintura esta que, nos anos 2000, foi encontrada na casa de Liv, uma viúva sem muito dinheiro que se lamentava todos os dias pela morte do marido.
A história dessas duas mulheres se cruza exatamente pelo quadro, denominado “A garota que você deixou para trás”. A primeira parte do livro é a mais tensa, pois nos deparamos com os horrores da guerra que logo se transforma num jogo de interesses e sedução. Isso porque Sophie acaba conhecendo um Herr Kommandant que não aparenta ser muito ruim e, por esse motivo, acaba pedindo que ele resgate seu marido, ainda vivo, em troca do quadro.
É um romance cujo foco principal não é amor em si, mas a forma de como as pessoas o veem. As duas personagens principais foram muito bem construídas e desenvolvidas, transformando-as, um tempo depois, em quase amigas. Liv mantém o quadro – que, na verdade, foi um presente de seu falecido marido – com muito carinho, mas logo descobre que de uma forma ilegal. Logo, Paul, outra personagem muito bem construída, acaba tendo que devolver a pintura para a família que pertence, pois ela fora “roubada” de Sophie, sua dona original.

Após esse fato, tudo se torna uma grande luta contra o tempo, que envolve muito mais do que podemos imaginar. Liv reúne todas as provas possíveis e gasta todo o dinheiro que tem para não deixar que levem o quadro, lembrança de seu marido, embora.
É uma leitura tensa em ambas as partes... Chocante na primeira e incrivelmente surpreendente na segunda. Tem um final espetacular e, apesar do desenvolvimento um tanto quanto lento, o que o torna cansativo, é uma história maravilhosa que retrata muita coisa positiva e negativa que não estamos acostumados a ver. Transmite muita mensagem e, com a absoluta certeza, é um livro que todos deveriam ler e sentir tal leitura.
Uma das melhores características dos livros da Jojo é cruzar o presente com o passado, causando e despertando mais atenção de seus leitores que ficam o livro todo querendo descobrir o desfecho de ambas as histórias.
                                                                     ***   

Um comentário:

  1. Oi Carol,

    Ainda não li esse livro da Jojo mas tenho muita curiosidade em conhecer essa história.
    Já está na lista.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir