sábado, 3 de junho de 2017

Trilogia: Jogos Vorazes - Suzanne Collins

Quando Katniss Everdeen, de 16 anos, decide participar dos Jogos Vorazes para poupar a irmã mais nova, causando grande comoção no país, ela sabe que essa pode ser a sua sentença de morte. Mas a jovem usa toda a sua habilidade de caça e sobrevivência ao ar livre para se manter viva. As reviravoltas do jogo e as dificuldades enfrentadas pela protagonista levam os leitores a sofrer junto com ela, enquanto descobrem um pouco sobre seu passado e seu relacionamento com Peeta Mellark, o outro tributo enviado pelo Distrito 12 para lutar nos Jogos Vorazes.

400 páginas / Rocco Jovens Leitores / Saraiva / Submarino / Skoob



Esta já deve ser a quinta vez que leio este livro. É rotina o ler, leio todos os anos. E cada ano é uma emoção ainda maior. O amor nunca acaba. Só me torna ainda mais fã.

Jogos Vorazes conta a história de um mundo diferente do qual vivemos. Após a destruição dos Estados Unidos, ao invés de termos cidades, estados e países, os lugares são dividido em 13 distritos e 1 capital. Digo, 12 distritos, porque o 13° foi destruído pela Capital anos atrás.

A capital é onde vivem as pessoas ricas, que tem tudo do bom e do melhor. E em cada distrito os moradores tem uma 'habilidade', como pesca, tecnologia, agricultura e muitos outros. Todos eles trabalham para satisfazer a capital.



Para mostrar quem é que manda em tudo, todos os anos é realizado os JOGOS VORAZES. Nele é escolhido através de um sorteio uma menina e um menino de cada distrito, onde suas idades variam de 12 a 18 anos, e depois disso eles são "jogados" em uma arena, onde apenas um será vencedor.

Só que não é fácil igual vocês estão pensando. Para ganhar é necessário que todos os seus oponentes estejam mortos, ou seja, para ser um tributo vencedor você terá que matar. O tributo fica literalmente entre a vida e a morte. 

Se já não bastasse os tributos matarem e morrerem, tudo o que passa lá é televisionado para todo Panem, familiares e amigos são obrigados a assistir tudo, para sempre lembrarem de quem manda neles. É como se fosse um reality show de um massacre.

"Matar ou morrer. Não há escolha. Na arena, o mais capaz vence. Que os jogos vorazes comecem"

O livro é o primeiro da trilogia Jogos Vorazes e é narrado em primeiro pessoa, com a visão de Katniss Everdeen, que vive na Costura, Distrito 12, com sua mãe e irmã. Tudo começa durante a colheita dos tributos, onde ela se oferece para morrer ir no lugar de sua irmã


Não é uma leitura cansativa. Não possui detalhes exagerados, mas também não os falta. Os capítulos não são curtos e nem grandes, eles possuem uma quantidade boa de páginas e no começo de cada um possui uma arte simples e bonita. Jogos Vorazes é dividido em III partes e cada uma tem um nome que condiz com o que irá acontecer.

Como disse no começo, já li diversas vezes o livro, só que dessa vez confesso que por saber o que aconteceria, nas primeiras 50 páginas eu já estava lendo e chorando. Sempre choro mais pro final, mas dessa vez foi ao contrário (acho que foi a tpm haha). Não me recordo de ter achado erros na diagramação. Eu sou apaixonada por essa escrita e pelo designer do livro. É muito amor por Jogos Vorazes.

Se eu recomendo o livro? Claro! Leiam e me contem o que acharam do livro. Uma leitura que flui, sem enrolação e que quando você perceber já terá finalizado.

18 comentários:

  1. Oi Tabata
    Leitura super recomendada mesmo.
    Jogos Vorazes pra mim foi a melhor distopia lançada naquela onde de distopias.
    Teve início,meio e fim,sem ficar enrolando,ainda bem kkkkkkkk
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também penso igual você, não li muitas distopias, mas das que li esse é o melhor. Em segundo lugar fica Divergente que sou fã também. Beijos.

      Excluir
  2. Ola, tudo bom?
    Sou apaixonada nessa trilogia tanto quanto voce. Eu tambem leio chorando e sofrendo hahahaha é uma história maravilhosa, não me canso de recomendar a todos. Otimo post, linda. beijão, Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br

    ResponderExcluir
  3. eita, quinta vez/?/??? eu adoro esse livro, mas nao acho que o tanto para fzr esse tanto de leituras e concordo com suas opinioes, realmente nao eh uma leitura cansativa e eu tb chorei lendo (principalmente o ultimo)
    como vc, recomendo a todos

    perolasdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Embora eu tenha adorada a ideia de uma resenha desse livro, infelizmete a sua não me diz muita coisa.. Muito tempo na história e pouco na suas opiniões

    ResponderExcluir
  5. Olá Tabata, você está lendo pela 5° vez? É amor demais hahah acredita que eu nunca li? Serio, tenho vontade de ler mas sempre acabo deixando pra depois.

    ResponderExcluir
  6. Nosaa que livro massa, muito top...parabens adorei visitar seu blog e gostei muito dos seus conteúdos

    ResponderExcluir
  7. Oiê!! Amo a trilogia dos jogos vorazes!! Ela é muuuuuito boa! Outros autores apostaram em distopias depois que jogos vorazes foi publicado, mas nenhum deles ficou tão marcado para mim quanto os livros da nossa amada Suzanne!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Tabata, tudo bem?

    Eu ainda não li a trilogia, mesmo tendo os livros a certo tempo. Apenas assisti aos filmes e sou completamente apaixonada por toda história, só queria realmente que tivesse mais cenas da Katniss e do Peeta, shippei tanto aquele casal. Pelo visto, você é simplesmente apaixonada pelo livro, então irei ler e ver se me apaixono mais ainda por esse universo. Bela resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz tempo que não vejo os filmes, mas eles são ótimos também não. Confesso que prefiro os livros, mas amo tudo que se refere a Jogos Vorazes. Tenta ler, espero que goste.

      Excluir
  9. Eu já li faz algum tempo e acho a crítica social feita por esse livro muito forte. É interessante perceber como as pessoas tendem a ignorar esse aspecto da escrita.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Adorei a sua resenha, está muito bem escrita e envolvente. Não assisti aos filmes e nem li os livros, não é muito o gênero que gosto de ler, mas sempre vejo críticas boas que tem me feito repensar em conhecer mesmo a trilogia.
    Beijos

    https://aventureirasliterarias.wordpress.com/

    ResponderExcluir