terça-feira, 23 de maio de 2017

Extraordinário

Editora:Intrínseca
Escritor: R.J.Palacio
Páginas:317
                                                                  ****  
August é uma criança de 10 anos que tem uma certa "estranheza" no rosto. Já passou por 27 cirurgias para tentar corrigir a deformidade facial e é, definitivamente, um guerreiro. Não só porque ele fez uma penca de cirurgias plásticas e sobreviveu. Não só porque ele só tem 10 anos. E não só porque ele liga perfeitamente com a situação. Ele não liga. Mas mesmo assim, é um guerreiro.


A história ora é narrada por August, ora é narrada por sua irmã, pelo namorado da sua irmã, pelo seu melhor amigo, e ora é narrada pelo August novamente. É uma coisa meio doida: tudo o que Auggie (como é chamado) contou na parte em que ele estava narrando a história é narrado novamente por outra pessoa, que vai falar o que achou da situação.

"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil."

O livro, basicamente, nos informa sobre toda a vida de Auggie: relata suas dificuldades e comemora suas conquistas. Mas a parte legal começa quando o protagonista tem que ir para uma escola. Uma escola de verdade, com pessoas normais e várias e várias matérias diferentes. Os capítulos são como momentos, e, cada momento, tem uma coisa pra lá de especial. Coisa que até hoje não consegui entender. Só sei que foi uma leitura especial.

Com a história, descobrimos muito mais do que o Auggie descobre. Percebemos as ambições de todo mundo, os erros e acertos de cada personagem. O valor de certas palavras e o quanto as mesmas podem afetar as outros pessoas.

Tem muitos diálogos, e um romance meio oculto! Sim! Tem alguns vários romances ocultos, devo corrigir. Pois não é só com Auggie a coisa, é com os pais dele, com a irmã dele e com os amigos dele. E o mais legal de tudo: esse garoto vai conquistando os seus amigos junto com a gente. Esse garoto se destaca de qual forma que nos faz repensar certos valores. 

2 comentários:

  1. Olá! Achei bem interessante a história possuir pontos de vistas distintos. Deve ser interessante acompanhar!

    Leonardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leonardo!
      É um livro maravilhoso e ganhou uma produção cinematográfica, que será lançada no dia 17 de novembro deste mesmo ano. O trailer já está disponível e você pode ter mais informações na página do Facebook da editora Intrínseca.

      Excluir