sábado, 11 de março de 2017

Resenha: Eleanor & Park - Rainbow Rowell


Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.


325 páginas / Novo Século / Saraiva / Submarino / Skoob

Um romance claramente bem elaborado, que conta a história do primeiro amor. Melhor ainda, o primeiro amor no colégio, na adolescência.

Ela é ruiva, cheia de sardas e gordinha. Mudou-se para uma nova escola e por conta de seu estilo diferente é alvo da zoação constante. Principalmente por Tina, a garota chata e popular da escola. É chamada de Bozo, Baranga Ruiva, Cabeçorvente e tudo mais que não é legal.

"Fazia sentido que Tina estivesse na mesma turma de Educação Física que Eleanor, já que a aula era uma extensão do inferno, e Tina, sem dúvida, um demônio. Uma miniatura estranha de demônio. Tipo um demônio de brinquedo. Ou um chaveirinho."




Ele é magro, cabelos pretos e mestiço. Faz taekwondo desde pequeno. Não é popular, mas também não é um qualquer "esquecido" por todos na escola. Não sofre bullying e tem amigos.

Ambos pegam o mesmo ônibus e por um acaso (ou não) sentam um no lado do outro. Aos poucos vão se aproximando, leem gibis juntos, escutam música e as vezes trocam até umas palavrinhas. Sempre no mesmo banco, do mesmo ônibus. Com isso vai nascendo mais e mais borboletas no estomago de Eleanor e Park, digo, vai nascendo o primeiro amor, um amor com muita inocência. 

"Ele guardou a caneta no bolso, depois pegou a mão dela e a segurou contra o peito por um minuto. Foi a coisa mais gentil que ela poderia ter imaginado. Teve vontade de dar filhos para ele, além dos próprios rins."

Na escola, Eleonor acaba conhecendo duas meninas durante a aula de Educação-Física, DeNice e Beebi, e as três começam uma amizade. Tirando Park e as garotas, ela não tem amizade com mais ninguém. 

Ela agora mora com a mãe, com os quatro irmãos mais novos e com Richie, o cretino do seu padastro que faz sua vida um inferno, inclusive a expulsou de casa da última vez. Detalhe: sua mãe é 'submissa' a ele, tem medo dele.

***


Cara, eu não sei o que dizer deste livro. Assim que o terminei só tive vontade de matar a escritora (Rainbow Rowell), como alguém tem coragem de escrever um livro e terminar assim? Não pensou nos leitores não? Se não tiver uma continuação eu vou surta e riscar ela da minha lista de leitores que preciso ler todos os livros. Brincadeira! Mas sério, eu to querendo é matar ela, eu to é SUR-TAN-DO.

Nunca havia tido uma reação igual a que tive finalizando este livro. Eu virei a página para continuar e adivinha? TINHA ACABADO O LIVRO e eu surtei mano. Fiquei um tempo sentada, com a boca aberta, olhos cheios de lágrimas e olhando a página que não tinha continuação. Foi muito triste terminar esse livro, não que o final tenha sido triste, mas por acabar assim, me dando um gostinho de quero mais e pensar que pode ser que não tenha mais.

Eu não sei o que falar deste livro, ele foi incrível. Li ele e tive quinhentas mil reações, desde felicidade a raiva. Senti dó de Eleanor muitas vezes e se fosse possível enfrentaria as pessoas ruins com quem ela convive, amei a forma que ela demonstra não se importar com as coisas chatas do dia a dia. Park é só amores, que personagem é esse? No começo senti raiva (bem pouco), mas deu umas páginas e acabou, passei a conhece-lo mais e aí, como ele é fantástico, acho que me apaixonei por ele. Muito fofo esse garoto! Durante a leitura dei risada muitas vezes, a autora soube usar trechos engraçados nas horas exatas.

"Puxa. Será que dava para estuprar a mão de alguém?"

Leitura muito rápida, por mais que o livro seja mais longo do que costumo ler (geralmente não chegam a 300 páginas), comecei a ler ele na Quinta-Feira e terminei ele na madrugada de Sábado para Domingo. Leria ele em um dia sem parar fácil, fácil, só não fiz isso por conta do trabalho e outros fatores.

Foi meu primeiro contato com a autora e como viram, eu amei! A forma que ela escreveu o book foi incrível, não foi igual esses livros que o casal se apaixona e quando menos esperamos já estão nos finalmente. Começou com um namoro bem infantil, com muita inocência, muito fofo e com o tempo foi possível ver o amadurecimento de ambos, mas mesmo assim a inocência não chegou a acabar.

Eleanor sempre insegura, insegura com o corpo, insegura com a vida. Com medo da família descobrir, medo de não ser aceita pela família de Park. Bem coisa de primeira paixonite. Park sempre fofo, sempre amando cada toque diferente, cada detalhe dela.

"Certeza que Park iria terminar com ela no dia seguinte, e nem mesmo porque ela era grande. Iria terminar com ela porque ela era uma grande bagunça."




A capa esta maravilhosa, amei a ilustração que contém nela. Páginas amarelas, letras grandes (o que eu amo!) e capítulos bem curtos. O livro é narrado em terceira pessoa e intercala entre o que ela passa e o que ele passa. Só vi um erro na digitação, mas não atrapalhou em nada.

Peguei raiva de alguns personagens como Tina e Steve, como eles são malas, G-sus amado. Como digo: que vontade de agredir eles. Insuportáveis. Sem corações, isso é o que são. Cada página que eles apareciam eu só os odiava mais e pensei várias vezes como Eleanor nunca foi pra cima de Tina, nem nunca disse nada para se defender, como conseguia? Eu não aguentaria uma única vez. Sem contar Richie, o padastro que tenho vontade de xingar de tudo quanto é nome.

Da mesma forma que odiei personagens, me apaixonei por outros. As amigas de Eleanor, DeNice e Beebi. Os pais de Park que são uma gracinha. E claro pelos personagens principais que não tem como não gostar.

O final me surpreendeu pra caramba, nunca que passou na minha mente que ele terminaria assim. Quando estava quase acabando o livro já tinha lagrimas escorrendo pela minha bochecha, eu já começará a surtar e ficava pensando o tempo todo não pode acabar assim, não pode acontecer isso, eu não to acreditando, não, não, não. E ai aconteceu o que aconteceu. Como quis matar a Rowell, quem leu o livro sabe do porquê. Preferia mil vezes os finais que imaginei, mas fui obrigada a aceitar esse e espero do fundo do meu coração que tenha uma continuação.

Queria falar tanto desse livro, mas não sei mais o que falar, medo de dar spoiler e pior, medo de não conseguir me expressão de verdade. Uma coisa importante para finalizar essa resenha: LEIAM ESSE LIVRO. Não importa sua idade, leia! Me falem nos comentários se já leram esse book ou algum outro da autora, e o que acharam da resenha em!

"Eleanor tinha razão. Não tinha boa aparência. Era como uma obra de arte, e arte não deve ter boa aparência, mas sim fazer a gente sentir alguma coisa."

32 comentários:

  1. Muito bom o jeito que você resenha o livro!Tenho um problema com livros que possam ter final não muito feliz mas ja ta entrando na lista dos livros que quero ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelo comentário <3

      Olha, o final pode não ser do jeito que nós leitores deseja, mas o livro é incrivel! Leia!!!

      Beijos, volte mais vezes.

      Excluir
  2. Eu sou louco para ler esse livro, mas não estou podendo comprar no momento. Adorei a resenha.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelo comentário.

      Se conseguir achar em PDF de uma lida, é muito bom.

      Beijos, espero que volte mais vezes.

      Excluir
  3. Eu simplesmente sou apaixonada por livros que me tiram lágrimas, até leio novamente, adorei a resenha, me passou muita emoção, senti vontade de ler e já quero colocá-lo na minha listinha de livros que lerei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelo comentário.

      Amo livros que me fazem chorar também. Leia assim que possível, vai gostar dele.

      Beijos, volte mais vezes.

      Excluir
  4. Eu conhecia essa última frase e não tinha ideia de onde vinha! Agora ainda mais vontade tenho de ler o livro! <3 Obrigada pela dica <3

    Kiss,
    Mii
    Comic Life Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelo comentário.

      Ain é muito lindo o livro, super recomendo ele!

      Beijos, volte mais vezes.

      Excluir
  5. Amei a resenha ❤ nunca li nada da autora, mas tenho vontade de ler fangirl e fiquei com muita vontade de ler esse tb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelo comentário.

      Foi meu primeiro contato com a autora e gostei demais da conta, já quero os outros.

      Beijos, volte mais vezes.

      Excluir
  6. Que resenha mais lindinha *~* me fez lembrar de mim quando terminei de ler esse livro haha
    Eu, por incrível que pareça, gostei do final. Não era o que eu estava esperando e com certeza gostaria mais se a Rainbow tivesse sido mais específica em relação ao futuro dos dois juntos, mas acho que deu pra entender tudo, sabe? Só temos que usar um pouquinho a imaginação rs.

    Gostei muito da tua resenha, me identifiquei muito contigo hahaha
    Beijos <3
    literarizandomomentos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelo comentário.

      Depois de muito tempo eu consegui gostar um pouco mais do final, mas ainda assim prefiro mil vezes o que eu imaginava KKK

      Beijos, espero que volte mais vezes.

      Excluir
  7. resenhas de livros que eu amo ler pois me da uma noção do livro

    ResponderExcluir
  8. Eu não conhecia o livro, mas depois dessa resenha vou ter que ler mesmo, a maneira que você relatar me faz ter vontade de ler apesar de surpreender pelo final inesperado kkkk me interessei pelo fato do namoro dos dois ser algo puro, infantil mas cheio de sentimentos, gosto dessas coisas meigas.. Mas acho que deve ter sido exatamente isso que a escritora quis fazer, trabalhar a criatividade dos leitores quanto ao final, cada um pode dar o final que quiser para os personagens rs

    http://acordeicinderela.blogspot.com.br/ | Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelo comentário.

      O que mais me chamou a atenção foi o namoro puro dos dois, nossa que coisa mais fofa. Quem gosta disso tem que ler esse book.

      Beijos, volte mais vezes.

      Excluir
  9. Ahhh quero muito ler Eleanor & Park!! Tá na minha listinha há um tempo já!!! E adorei sua resenha! Dá para perceber por ela o quanto você amou o livro!!

    Beijos,
    www.notavelleitura.blogpsot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e e pelo comentário.

      Olha, na primeira oportunidade que tiver compre o book, não vai se arrepender não.

      Beijos, volte mais vezes.

      Excluir
  10. Adorei a forma que voce elaborou a resenha. Nunca ouvi falar do livro ou do autor, mas que me deu uma vontade de ler, deu! Parece ser um desses livros fofos que a gente guarda no coração e lembra pelo resto da vida. Sobre o final surpreendente que você falou, já senti isso várias vezes por muitos livros. E dá vontade de sair mandando emails para o autor, como em "A culpa é das estrelas" hahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelo comentário.

      Olha mana, leia esse book se tiver a oportunidade, como vc disse é desses tipos que fica na mente pra sempre. E amei essa ideia de mandar um e-mail para o autor KKK é bem isso que tive vontade de fazer.

      Beijos, volte mais vezes.

      Excluir
  11. Gosto bastante da forma como apresenta o livro! Parece interessante, nunca ouvi falar, mas tenho grandes problemas com livros que não têm um "happy end". Mas dá vontade de ler sim!

    Parabéns!
    Beijinhos*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelo comentário.

      Leia sim! Por mais que não seja dos melhores finais, ele se tornou um dos meus favoritos.

      Beijos, volte mais vezes.

      Excluir
  12. Tenho muita vontade de ler esse livro, ele se encaixa nos meus desejos de leitura hahah. Acho a capa linda, ele não é tão longo e a leitura parece ser rápida e gostosa. Adorei a resenha e ele já está na minha wishlist de lvros há algum tempo, só me falta tempo para ler ele <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelo comentário.

      O livro é "longo" pela quantidade de páginas, mas as letras são grandes e a leitura flui muito rápido. Leia assim que possível, não vai se arrepender.

      Beijos, espero que volte mais vezes.

      Excluir
  13. Eu tô louca para ler esse livro faz um tempão e a cada resenha que leio a vontade aumenta. Tô bem enrolada na faculdade, mas assim que eu tiver um tempo vou ler. Adorei a resenha e essa capa é muito amor ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelo comentário.

      Eu enrolei demais para ler esse livro também, faculdade, trabalho e roles me deixaram sem tempo, mas me arrependi. Hoje ele é um dos meus favoritos. Leia assim que conseguir um tempinho.

      Beijos, espero que volte mais vezes.

      Excluir
  14. Olá! Nossa, que "historião" hein? Adorei! Acho que sentiria as mesmas reações que você ao ler este livro. Gostei da premissa, do casal nerd que, apesar de um pouco diferentes, compartilhavam muitas coisas em comum. Eu, como gosto de cultura oriental e tal e algumas coisas geek, até me identifiquei um pouco com este universo... Sei que às vezes somos julgados e as pessoas não nos conhecem direito. Temos que conhecer uns aos outros e aí sim teremos noção do pequeno grande universo que cada um de nós somos. Enfim, adorei. Abraços e sucesso!

    www.pandapixels.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelo comentário.

      Penso igual você, temos que conhecer as pessoas para poder um dia falar algo delas (e mesmo assim, isso não justifica sair falando mau da pessoa)

      Beijos, volte mais vezes.

      Excluir
  15. É a segunda resenha que eu leio desse livro, parece ser tão fofinho. Gostei muito da sua resenha, dá uma vontade muito grande de correr atrás desse livro pra ler haha. Realmente é horrível quando o final é tipo "como assim que acabou?" haha, já li um livro assim, fiquei com muita raiva haha.

    beijos,
    deloucostodossomosumpouco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelo comentário.

      O livro é bem fofinho mesmo! Se tiver a oportunidade leia ele, vai gostar.

      Beijos, volte mais vezes.

      Excluir
  16. Que amor de resenha!!! A tia aqui já passou da idade desse padrão de livros, mas super me interessei em compra-lo pra minha filha, é muito a cara dela.... Ainda mais que ela é a louca dos coreanos hahaha
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelo comentário.

      Não tem essa de estar "tia" não, livro não tem idade não. Eu leio livros de kids até hoje KKK compre para ela e quem sabe você não da uma lida também e se apaixona também.

      Beijos, volte mais vezes.

      Excluir